Dia do Orgulho Geek

Dia 25 de maio é mundialmente conhecido como o Dia do Orgulho Geek. Uma data que tem sua comemoração oficializada em um tempo não tão distante assim: em 2006 um grupo de espanhóis decidiu mostrar que o jeito nerd e as respectivas preferências cinematográficas, literárias, jogos e vestimentas não eram motivo de vergonha.


No entanto, não é novidade para ninguém que apesar do histórico infeliz de bullying com nossa comunidade (principalmente no ambiente escolar) nós nerds, posteriormente denominados de geeks, sempre estivemos rodeados de grandiosas obras de ficção científica, super-heróis, jogos de tabuleiros, livros e HQs grandiosos que foram responsáveis por transportar nossa mente para lugares antes inimagináveis.


Com o passar dos anos ficou muito evidente que o estereótipo do nerd discreto, com óculos enormes e roupas desproporcionais foi se desfazendo, até porque estudos comprovam que a cultura pop é totalemente vasta, com espaço para todo tipo de gente pois é capaz de marcar um fã por toda sua vida e, obviamente, acompanhar suas mudanças sem que o amor pelo universo geek acabe. A movimentação ao redor dos principais exponentes geeks comprova que é um estilo de vida que pessoas iguais a nós ainda que de diferentes gerações e lugares do mundo em eventos como de dimensões gigantescas, passando pelos menores, bilheterias de cinema e encontros para jogos de tabuleiros.


Especificamente no Brasil, é possível perceber que esse orgulho dos milhares de adeptos sempre foi algo muito expressivo que com o passar dos anos foi ganhando cada vez mais força e se firmando não só no espectro de consumidores: muitos geeks de nosso país se tornaram empreendedores no ramo, fomentando o comércio de artigos como camisetas, canecas, fantasias dos melhores personagens das melhores sagas, além do investimento nos jogos, o que gerou em 2020 uma arrecadação de 20 bilhões de reais!!


Ter orgulho ser geek significa externalizar isso por aí, com a galera que também sempre carregou consigo a paixão por todas as produções desse nicho cultural no entanto, estamos passando por um momento que requer muito cuidado e responsabilidade devido à pandemia da COVID-19 e, sendo assim, devemos manter o isolamento social em respeito a si e ao outro. Vamos nos cuidar e maratonar em casa os filmes das sagas que amamos, revisar aquele livro ou HQ e jogar com as pessoas que moram com a gente os melhores jogos.


Independentemente da época em que estamos passando, em qualquer lugar do mundo em que a gente esteja, dia 25 de maio sempre será o grande dia do Orulho Geek!! Que a força esteja conosco.