5 DOCUMENTÁRIOS PRA QUEM AMA TECNOLOGIA


Como alguém que ama documentários e tecnologia, a GG Partner @KarlinhaMenezes resolveu reunir o útil ao agradável. Fez uma curadoria pessoal dos melhores filmes e séries documentais para quem tem curiosidade sobre o tema high tech.


1- O Código Bill Gates

A série original da Netflix feita em 2019, divide a história do bilionário da Microsoft em 3 episódios de uma hora e trinta minutos.

A primeira parte é dedicada a mostrar a trajetória de Bill Gates da infância até o sucesso. Focando em suas habilidades, nas pessoas que o cercavam e até em suas maiores polêmicas.

A partir do segundo episódio vemos um outro lado do magnata. É possível acompanhar mais de perto sua relação com sua esposa Melinda, e seus trabalhos em conjunto na Fundação Bill e Melinda Gates.

O documentário dirigido pelo premiado Davis Guggenheim, mostra de perto os hábitos de Bill Gates e suas motivações para desenvolver novas tecnologias, em uma atual etapa de sua vida.


2- Privacidade Hackeada

Este documentário de 2019 conta sobre o escândalo de manipulação de dados do Cambridge Analítica junto ao Facebook, nas eleições americanas de 2016, que elegeu Donald Trump.

Mais do que o escândalo político o filme aborda o quão somos influenciados através da internet, botando em cheque a nossa liberdade de escolha na era dos dados.

Explica bem o funcionamento das redes sociais e como as pessoas podem ser facilmente manipuladas por elas.

O documentário original da Netflix é dirigido pelo casal Karim Amer e Jehane Noujaim e ganhou um prêmio Bafta de melhor documentário.


3- A era dos dados: a ciência por trás de tudo

A série original Netflix de 2020 possui 6 episódios em sua primeira temporada, com média de 45 minutos cada. Cada um deles aborda um tema específico sobre o uso dos dados e da tecnologia.

Apresentada por Latif Nasser, traz as informações de uma maneira bem didática sobre os assuntos abordados. O fato do apresentador se colocar como alguém que está tentando entender sobre aquele tema traz aproximação do público, que sente participar do processo de aprendizagem junto a ele.

Em inglês o título dado a série é: Connected. O que faz tamanho sentido já que em todos os episódios o objetivo vai além de falar sobre ciência e dados. Existe uma busca para provar o quão estamos conectados como indivíduos e até com o universo.

A série busca de uma maneira original nos fazer refletir sobre assuntos pouco discutidos no dia a dia, mas que possuem total impacto nas nossas rotinas.


4- Print the Legend

Mais um original Netflix. O filme de 2014 aborda o surgimento do mercado de impressoras 3D e seus bastidores.

Apesar de uma tecnologia bem específica e segmentada neste documentário entendemos a expectativa que existe em construir empresas de inovação disruptiva e seus desafios.

As etapas de crescimento e desenvolvimento dos negócios também ficam claras. Interessante acompanhar processo dessas empresas que vão de uma startup, que precisa de crowdfunding, a abertura de capital na bolsa de valores e o envolvimento com grandes corporações.

A história dos fundadores MakerBot e da 3DSystems são os maiores destaques e o que dão todo pano de fundo para o documentário.



5- The Internet’s OwnBoy: The Story of Aaron Swartz

Certamente um dos melhores documentários que já vi. O filme de 2014 conta a história do gênio Aaron Swartz, criador do Reddit e da co-criador da linguagem RSS com apenas 14 anos.

Aaron tem uma história dramática com o governo americano e era um grande defensor da democratização da informação pública e dos projetos em código aberto.

O suposto crime de Aaron foi usar a rede do MIT para fazer o download de milhões de artigos acadêmicos de uma base de dados privada chamada JSTOR.

Na busca de fazer condenação de Aaron um exemplo, o governo americano não poupou esforços para condená-lo. O documentário foca na jornada dramática do que levou este jovem a cometer suicídio aos 26 anos.

O documentário foi realizado com financiamento coletivo e disponibilizado no Youtube. A legenda também é um trabalho coletivo online.